segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Xilografia


Xilografia

A Xilogravura envolve basicamente a ação de gravar a madeira com ferramentas chamadas goivas, produzindo sulcos.

Esta técnica é considerada uma gravura em relevo, pois ao imprimir à imagem as áreas em relevo que receberão a tinta e irão transferi-la para o papel e as áreas em baixo relevo, os sulcos, ficarão sem tinta.

Depois de elaborado o meu projeto, lixei a minha placa de madeira cedrilho deixando-a bem lisa, tracei o desenho do projeto na madeira, comecei a gravar riscando com a goiva similar a lamina de uma faca os lugares onde a madeira deveria ser retirada, e fiz esta retirada com as goivas em formato de V e U.

Minha madeirar era muito dura, cheia de veios bem marcados o que conferiu certa dificuldade ao ato de gravar, principalmente áreas com linhas curvas (como nos olhos do gato) ou em lugares cujo encave seguia em sentido contrário as veias da madeira provocando lascas.

Iniciei a impressão da xilografia marcando uma folha, chamada de registro, o lugar exato da posição da matriz, para que todas as reproduções tivessem a mesma localização. Depois de esticar a tinta gráfica entintei a matriz com um rolo de borracha e com auxilio de uma pinça coloquei a folha sulfite sobre a matriz e friccionei com uma colher de pau para obter a minha Prova de Estado de, pois esta em excesso danifica a impressão e a falta dela também, definido o ponto certo da tinta fiz a minha primeira PA (Prova de Artista) adorei o resultado tanto a imagem do gato quanto os veios da madeira ficaram bem nítidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário